Ensaio do Livro "A Metamorfose" de Franz Kafka


                                                
                                                   (https://googleimagens.com.br)

        O livro Metamorfose conta a história de Gregor Samsa um caixeiro-viajante, que certa manhã acorda metamorfoseado em um inseto. Samsa se depara com uma grande dificuldade: levantar da cama. Não habituado com o novo corpo ele tenta por um longo tempo levantar-se da cama.
        Depois de um longo tempo dentro do quarto, Gregor escuta a voz do chefe de escritório que chegara em sua casa procurando saber porque não havia ido para o trabalho. Seus pais e irmã disse que ele podia estar passando mal, pois nunca faltara um dia se quer no serviço. O caixeiro-viajante ao perceber a presença de seu chefe em sua casa desesperou-se procurando alguma forma de sair da cama e dar-lhe uma explicação plausível a fim de tentar manter seu emprego, que era o sustento de sua família já que havia cinco anos que seu pai não trabalhava, sua mãe não tinha condições pois sofria de asma e sua irmã como ele mesmo dizia era apenas uma criança de dezessete anos.
       Gregor com muita dificuldade levantou-se e saiu do quarto para falar com seu chefe, porém não foi uma boa ideia, pois seu chefe e sua família se assustara com a sua nova forma e não conseguiam compreender o que ele falava, como seu chefe havia dito não soava de forma humana. O infeliz inseto lutava para se explicar, mas de nada adiantava pois o chefe estava com a intenção de ir embora.   
        Logo às primeiras palavras de Gregório, o chefe de escritório recuara e limitava-se a fitá-lo embasbacado, retorcendo os lábios, por cima do ombro crispado. Enquanto Gregório falava, não estivera um momento quieto, procurando, sem tirar os olhos de Gregório, esgueirar-se para a porta, centímetro a centímetro, como se obedecesse a qualquer ordem secreta para abandonar a sala. 
        O chefe foi embora e seu pai uma pessoa casmurra e amarga obrigou Gregor a ficar dentro do quarto, dando lhe uma bofetada que fez ele sangrar. Sua mãe agia conforme as circunstâncias. Com o passar do tempo trancado no quarto recebendo apenas visitas periódicas de sua irmã para levar-lhe comida e limpar seu quarto, o inseto aprende a conviver com seu corpo e a fazer atividades como andar pelo teto, o que se torna sua mais predileta ocupação.
        Sua irmã e sua mãe ao perceber sua nova invenção tenta retirar alguns móveis do quarto de Gregor para deixar o espaço mais vazio para ele poder transitar sem obstáculos. Ele tenta intervir e sua mãe que ainda não o tinha visto depois de sua metamorfose desmaia. O pai chega em casa e diante do ocorrido obriga ele a voltar para o quarto atirando-o uma maçã.
       Com pouco dinheiro, a família aluga um dos quartos da casa e três inquilinos passam a morar na casa e a dominar o ambiente. Certo dia Samsa atraído pelo som da sua irmã tocando violino, caminha pela sala e os inquilinos avistam-o. Eles rompem o contrato e ameaça processar a família.
       A irmã que até então o protegia sugere aos pais para se livrarem de Gregor. Pouco tempo depois, Gregor morre de inanição.
      As metamorfoses que temos presente dentro deste livro é que com a atual situação de Gregor, que não trabalhava mais a família teria que dar um jeito para conseguir dinheiro para se manter, já que ele era a principal e única fonte de renda da casa. A príncipio ele fica confinado dentro de seu quarto por ordens de seus pais, mas com o passar do tempo a família passa a deixar a porta entreaberta para que ele possa participar de longe dos momentos familiares.
      É tarefa de sua irmã a limpeza de seu quarto, no início ela fazia isso por livre e espontânea vontade, porém com o passar do tempo ela começa a menosprezar tal atitude. A família que antes fazia suas refeições na sala passa a comer na cozinha após a chegada dos novos inquilinos. Por fim, quanto mais as coisas pioram, mais a família trata Gregor como um animal e se mudam da casa. O ambiente, a família e as pessoas que presenciaram tal ocorrido foram completamente metamorfoseado por conta de Gregório Samsa.


Segue abaixo um vídeo muito interessante com resenha do livro do canal "Ler antes de Morrer":



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias Póstumas de Brás Cubas e Figuras de Linguagem